terça-feira, 11 de novembro de 2008

RESUMO

O texto, didática de José Carlos Libaneo vem tratar das relações entre as transformações que estão ocorrendo na sociedade, formação de professores e a didática.

Nessa concepção ele apresenta três tópicos que é a prática de ensino, as mudanças sociais e as teorias educacionais mais recentes. As transformações que vem ocorrendo em âmbito mundial dizem respeito a três fenômenos associados aos avanços científicos e tecnológicos, a globalização econômica e o neoliberalismo. Fenômenos que vem repercutindo na educação por meio de reformas educativas. As reformas que expressam mudanças nos sistemas de ensino, especialmente por conta dos avanços tecnológicos que altera as práticas humanas.

Com isto esta sendo posta no mundo contemporâneo, a exigência de uma formação geral de qualidade dos alunos que depende de uma formação de professores.

Há uma exigência visível de mudanças na identidade profissional e nas formas de trabalho dos professores em decorrência das transformações no mundo do trabalho, na tecnologia, nos meios de comunicação, informação, das diferenças e a preservação do meio ambiente. Isto afeta os saberes pedagógicos e didáticos, os modos de formação, os métodos de ensino, as técnicas. A didática joga um papel imprescindível, em articulação direta com as didáticas especificas.

O fato é que se espera dos professores o desempenho de tarefas básicas na escolarização das crianças e jovens na luta contra a desigualdade social e exclusões.

A didática é um campo unitário, ela congrega a teoria do ensino e os saberes disciplinares, incluindo as metodologias especificas. A didática é a teoria e a prática do processo de ensino no conjunto, integrando as contribuições de outras ciências da educação. No que refere - se a objetivos, conteúdos, métodos conforme os vários níveis de escolarização. A didática diz respeito ao ensino de uma disciplina.

A didática estuda as condições e os modos do ato de ensinar que favorece e torna eficaz o ato de aprender.

O ensino tem sido um campo de disputas das varias áreas do conhecimento e este e um fato recorrente na historia da pedagogia.

A didática é a disciplina que ordena e estrutura teorias e práticas em função do ensino, está a serviço do trabalho profissional do professor. É o instrumento que um coordenador pedagógico tem em mãos para exercer seu trabalho de assistência e acompanhamento do professor na escola e na sala de aula. O professor também pode produzir teoria no seu contexto de trabalho, convertendo – se num investigador. Como foi mencionado no inicio as mudanças sociais afetam a escola e, em conseqüentemente, a formação de professores. As transformações que estão ocorrendo forçam uma revisão do papel da escola, implicando estratégias interdisciplinares de ensino para desenvolver competências do pensar e do pensar para pensar.

Palavras chave – DIDÁTICA, MUDANÇAS, PROFESSORES.

Nenhum comentário: